sábado, 19 de março de 2011

Botafogo usa Segundona do Rio para por revelações em atividade

Diversos jogadores alvinegros estão emprestados a clubes de menor investimento




Desde que mudou a sua gestão, o Botafogo passou a melhorar sua perfomance nas categorias de base. Se antes brigava para não ser o pior time de cada competição, hoje a equipe que revelou Garrincha e Nilton Santos vive o papel inverso, já que está na liderança do Campeonato Carioca de Juniores, além de ser o atual vice-campeão da competição na categoria juvenil. Esses avanços se devem ao fato das parcerias com clubes menores, onde existe uma garimpagem de jogadores.

Por muitas vezes, o Botafogo empresta atletas que estouraram a idade de juniores e sempre que pode, busca alguém nos times menores, casos dos atacantes Alex e Caio, que estão hoje no profissional, mas que vieram das categorias de base do CFZ e do Volta Redonda. No ano passado, o processo se repetiu, desta vez com o meia Carlos Thiago, do Artsul. Nesta temporada não foi diferente, já que o atacante Victor, destaque do Sendas, também acertou com o Glorioso.

Na atual Série B do Carioca, o Botafogo continua na parceria com equipes menores, como o CFZ e o Tigres, onde atuam ao todo, quatro jogadores revelados no clube. Na equipe do CFZ, fundada por Zico, estão os meio-campistas Wallace e Lucien. Os dois jamais jogaram pelo time profissional, sendo que o segundo, no ano passado, disputou a Série A do Carioca pelo Boavista. As promessas estão emprestadas até o final da Série B, em agosto, à equipe do Recreio dos Bandeirantes.

No Tigres do Brasil, o Botafogo também tem seus jogadores. Se antes o lateral Magno estava na equipe de Xerém, nesta semana o também lateral Rodrigo Borges foi cedido pelo Glorioso ao co-irmão da Baixada Fluminense.

Nas equipes do Estácio, Rio Branco e Bonsucesso, também atuam atletas que saíram das categorias de base. No Rio Branco estão o lateral Geovane Velez e o goleiro Sotero, que no ano passado foi emprestado ao Varzim, da Segundona de Portugal. O zagueiro Evandro e o goleiro Sobrinho atuam por Bonsucesso e Estácio, respectivamente.

Porém, dificilmente, alguns desses jogadores devem ser aproveitados por Joel Santana no time principal e a tendência é que virem mais uma vez, moeda de troca. Ainda esta semana, o clube deve acertar as cessões do volante Vinicius Colombiano e do atacante Léo Guerreiro ao Tigres.

0 comentários:

Postar um comentário