terça-feira, 28 de junho de 2011

Copa 2014: Eliminatórias vão começar na Ásia

16 seleções iniciam busca pelas vagas no continente asiático


Depois da bola rolar na América Central, a disputa por vagas na Copa do Mundo de 2012 começará na Ásia. Nesta quarta-feira (29), 16 seleções iniciarão o sonho de disputar o Mundial e todas elas, buscam uma inédita vaga, já que nenhuma jamais chegou à competição. Outro fato interessante é que das 16, nenhuma delas chegou à segunda fase das Eliminatórias para a Copa de 2010. Até ao final, cinco seleções vão ter vaga na Copa.

No horário de Brasília, o primeiro duelo acontecerá na cidade de Phnom Penh, em Cambodia. A equipe da casa vai encarar Laos, a partir das 5h. Pouco tempo depois, às 6h45, Nepal pegará a seleção pior rankeada na Fifa e que disputa esta fase: Timor Leste, que tem como idioma, o português.

Já o Vietnã, melhor rankeada, em 134º lugar, terá um compromisso diante de Macau, em casa, às 9h15. Na última partida do dia, às 9h45, em Kuala Lumpur, a Malásia vai encarar Taiwan.



Outro duelo que chama a atenção é entre Malásia e Taiwan, onde o atacante Mochamad Safee (foto) , da Malásia, eleito o melhor jogador da última AFF Suzuki Cup tentará levar o time malaio ao Mundial. Nos demais jogos, o destaque fica para o confronto de países que estão em guerra com outras nações, entre Afeganistão e Palestina.


Todos jogos e horários (de Brasília)
Cambodia x Laos - 5h
Nepal x Timor Leste - 6h45
Sri Lanka x Filipinas - 7h30
Mongólia x Myanmar - 7h30
Afeganistão x Palestina - 8h
Malásia x Taiwan - 8h45
Bangladesh x Paquistão - 9h
Vietnã x Macau - 9h15

Asiáticos em CopasEm toda a história dos Mundiais, apenas 11 seleções disputaram a competição. Quem mais representou o continente foi a Coreia do Sul, que além de jogar a Copa desde 1986, tem oito participações no currículo, seguida de Arábia Saudita e Japão, com quatro disputas.

Os sul-coreanos, inclusive detém a melhor campanha da história de um time asiático em Mundiais. Em 2002, quando sediou a Copa ao lado do Japão, a equipe terminou em quarto lugar, sendo derrotada pela Turquia na disputa pelo bronze.

A Austrália, apesar de ser da Oceania, representou a Ásia em 2010. As demais equipes que disputaram Copas foram Irã (2), Coréia do Norte (2) e com uma: China, Emirados Árabes, Iraque, Indonésia e Kuwait.

0 comentários:

Postar um comentário