domingo, 17 de julho de 2011

Nos pênaltis, Uruguai elimina Argentina

Dona da casa segue seu jejum de títulos por pelo menos mais três anos



Com grande atuação do goleiro Muslera, o Uruguai eliminou a Argentina da Copa América ao vencer seu eterno rival por 5 a 4, nos pênaltis, após 1 a 1 no tempo normal e 0 a 0 na prorrogação, na noite deste sábado, na cidade de Santa Fe, pelas quartas-de-final da competição.

Os uruguaios não se intimidaram com a pressão da torcida argentina, que lotou o estádio Brigadier General Estanislao López, conhecido como "Cemitério dos Elefantes". Logo aos 4 minutos, Forlán cruzou na área, Cáceres cabeceou, Romero espalmou e Diego Pérez marcou no rebote.

Com a vantagem, o Uruguai recuou e assim a Argentina cresceu, chegando ao empate aos 17 minutos, quando Messi cruzou na cabeça de Higuaín, sozinho na marca do pênalti. Os uruguaios quase passam à frente, de novo, aos 34, em cobrança de falta de Forlán, que Cáceres cabeceou no travessão. Aos 38, Pérez, que já tinha amarelo, acabou expulso. Ainda assim, aos 44, Forlán levantou bola na área e foi a vez de Lugano cabecear no travessão de Romero.

O ritmo diminuiu no segundo tempo, com o Uruguai fechado na defesa e apostando nas individualidades de Suárez e Forlán, isolados. A Argentina, apenas com Messi na criação, tinha dificuldades, mas com Pastore no lugar de Di María, melhorou. Aí apareceu Muslera, que defendeu chute de Higuaín, aos 32, dentro da área e de frente para o gol. Em rápido contra-ataque, Romero salvou sua equipe ao pegar chute de Forlán, cara a cara. Aos 41, Mascherano fez falta por trás em Suárez, levou o segundo amarelo e também foi expulso. Aos 44, Mulera pegou com o pé chute de Tévez e no rebote se jogou em xis após finalização de Higuaín à queima-roupa, como um goleiro de handebol, espetacular.

Na prorrogação, a Argentina teve chance de marcar aos 13 minutos, quando Higuaín recebeu, bateu rasteiro e acertou a trave de Muslera. Na etapa final, outra oportunidade, aos 11, com Messi, que driblou dois adversários, bateu para o gol, mas González salvou de carrinho.

Na decisão por pênaltis, Messi e Forlán deslocaram os goleiros e converteram suas cobranças. Burdisso e Suárez também. Tevez bateu à meia altura e Muslera pegou. Scotti fez o dele. O goleiro uruguaio quase defendeu a de Pastore, mas a bola passou por baixo de seu corpo. Gargano converteu. Higuaín chutou, a bola bateu no travessão, na linha, no travessão de novo, e entrou. Então, em batida perfeita de Cáceres, no ângulo, o Uruguai venceu e se classificou para enfrentar o Peru, terça-feira (19), em La Plata, pela semifinal.

Sem vencer um título importante desde 1993, a Argentina amplia o seu jejum, já que não se classificará para a Copa das Confederações (a vaga será do campeão da Copa América), e seu próximo torneio importante será a Copa do Mundo, em 2014.

0 comentários:

Postar um comentário