sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Especial GuiaFut: Guia da Copa Rio 2011

Confira todas as contratações e elencos dos 17 times da competição

TEXTO: MATHEUS MANDY



Na véspera do início da Copa Rio, o GuiaFut preparou um guia da competição especial, com todas as informações dos 17 clubes que irão disputar a competição. Um Raio-X completo dos reforços, técnicos e falando o que mudou do primeiro semestre para esta competição. Confira o trabalho especial para você, internauta.

America (mandará os jogos em Edson Passos)
Felipe Miranda (meio-campo, Taboão da Serra-SP); Silvio Luiz (goleiro, Duque de Caxias); Edivaldo (atacante, Madureira); Bruno Reis (atacante, America-RJ); Douglas Vieira (goleiro, Barras-PI); Thiago Xitão (goleiro, São Paulo-RS); Vinicius Colombiano (meio-campo, Botafogo); Thiago Bocão (meio-campo, Serrano-PR); Léo Guerreiro (atacante, Botafogo); Tiago Bastos (lateral-direito, Resende); Junior (volante, Estrela Amadora-POR); Yuri (meio-campo, Estácio de Sá); William Mendonça (lateral-esquerdo, Serrano-BA); Allan Kardec (zagueiro, America-RJ); Marlon (lateral-direito, Estácio de Sá); Marcinho (meio-campo, Imbituba-SC); Wallace (meio-campo, Sete de Setembro-MS); Edinho (meio-campo, Americano); Bruno Andrade (atacante, Estácio de Sá); Henrique (zagueiro, Itumbiara-GO); Jean (atacante, Volta Redonda); Camilo (meio-campo, Anapolina); Osmar (meio-campo, Macaé);

Depois da péssima campanha no Campeonato Carioca que culminou com o rebaixamento à Segundona, o Sangue se reestruturou, mudou o elenco quase inteiro e a diretoria para tentar reverter o quadro ruim. Do primeiro semestre, poucos jogadores ficaram e o técnico Marcelo Buarque foi mantido. Um dos primeiros times a começar os treinamentos para a competição, o Mecão pinta como um dos favoritos.

Marcelo Buarque segue no comando do time (FOTO: ASCOM)

O time contará com um elenco com alguns jogadores experientes, como os goleiros Silvio Luiz ex-Vasco e Douglas Vieira ex-Barras-PI e com passagens por Portuguesa-RJ e Duque de Caxias. Além disso, a dupla de ataque contará com Bruno Reis, um dos poucos mantidos do elenco do primeiro semestre e o veterano artilheiro Edvaldo, que terá sua terceira passagem pelo time de Campos Salles. Outros nomes conhecidos são os de Léo Guerreiro e Vinicius Colombiano, cedidos pelo Botafogo, além do zagueiro Henrique ex-Vasco e do rodado Jean, com passagens por Fla, Flu, Vasco e Corinthians.

Alguns jogadores vieram do Sul do país, como o goleiro Xitão e os meio-campistas Marcinho e Bocão. Destaque do Resende no Estadual, o lateral Thiago Bastos também defenderá a equipe. O zagueiro Allan Kardec foi outro mantido do Estadual e outro que volta a vestir a camisa do America é o volante Junior, destaque no acesso de 2009. Outros três nomes vieram do Estácio: o lateral Marllon, o atacante Bruno Andrade e o meia Yuri, revelado no Flamengo. Quem também está no elenco é o volante Osmar, campeão da Série B do Rio pelo próprio Diabo em 2009.

Americano (mandará os jogos no Godofredo Cruz)
Raphael Vaz (lateral-esquerdo, Goytacaz); PV (meio-campo, Goytacaz); Jader (meio-campo, Sampaio Corrêa-RJ); Anderson (goleiro, São João da Barra); Pedro (lateral-direito, São João da Barra); Danilo Paraíba (lateral-esquerdo, Vilhena-RO); Thales (atacante, Vilhena-RO); Torona (atacante, São João da Barra); Flávio Medina (meio-campo, Americano); Ruan (zagueiro, Americano); Willian (meio-campo, Americano); Dum (atacante, Ipatinga); Wendel (goleiro, Americano); Felipe (lateral-esquerdo, Rio Branco-RJ); Maycon (meio-campo, Rolim de Moura-RO);  Rhayner (zagueiro, Americano); Espinho (zagueiro, Americano);

Após terminar bem o Campeonato Estadual, o Americano reformulou toda equipe para a disputa da Copa Rio, onde poucos jogadores foram mantidos. Dos considerados titulares ficaram apenas o meio-campista Flávio Medina e o zagueiro Ruan. A equipe será comandada por PC Alencar, desconhecido do futebol do Rio, mas com fama no Norte, principalmente em Rondônia, onde já conquistou alguns títulos.

Junto com o treinador, vieram do futebol rondoniense o lateral Danilo Paraíba e o atacante Thales, que estavam no Vilhena e também o meia Maycon, do Rolim de Moura. O clube também buscou jogadores no vizinho São João da Barra, eliminado na primeira fase da Segundona, porém, nenhum conhecido: o goleiro Anderson, o lateral-direito Pedro e o atacante Torona, que também acumula passagens pelo Rio Grande do Norte.

PC Alencar (E) e Flavio Medina (D) são os destaques FOTO: O Diário

Outros três atletas que estavam emprestados já estão de volta e serão aproveitados na Copa Rio. Com exceção do volante Jader, parado desde a eliminado do Sampaio Corrêa na Segundona, os demais estavam atuando e foram bem, casos da dupla Raphael Vaz e PV, campeões da Série C do Campeonato Carioca pelo arqui-rival Goytacaz.  O meia Dejair, destaque do Quissamã foi liberado pela diretoria.

Destaques das categorias de base continuam no elenco e outros foram promovidos, casos do goleiro Wendel, dos defensores Rhayner, Arthur Jubini e Espinho e do meia-atacante Luan. O meia Willian, destaque no Estadual de 2010, se recuperou de uma lesão no púbis e tem sido titular nos treinos. Quem também começou no clube e volta ao Cano é o atacante Dum, que estava no Ipatinga.

Audax Rio (mandará jogos no Arthur Sendas)
Rodrigo Borges (lateral-direito, Botafogo); Giovanni (meio-campo, Tigres); Calisto (lateral-esquerdo, Olaria); Wellington (atacante, Madureira); Digão (meio-campo, Portuguesa-RJ); William (zagueiro, Portuguesa-RJ;); Vinicinho (meio-campo, Portuguesa-RJ); André (meio-campo, Linense-SP); Rafael Martins (atacante, Audax-SP); Juan Sosa (zagueiro, Morrinhos-GO); Wágner (lateral-esquerdo, Nova Iguaçu);

Campeão no ano passado, quando ainda usava o nome de Sendas, o Audax Rio iniciará a competição utilizando um time reserva, já que ainda tem jogos a disputar pela Série D do Brasileiro, porém, o técnico Edson Souza continuará comandando a equipe B.

Para dar conta das duas competições, o time meretiense foi às compras e trouxe diversos jogadores destaque da Segundona do Campeonato Carioca, como o meia-atacante Giovanni, peça importante do Tigres do Brasil. Do mesmo clube, mas com passagens por Botafogo e Madureira, veio Rodrigo Borges, lateral-direito. Da Portuguesa da Ilha, o trio formado pelos meias Digão e Vinicinho e o zagueiro Willian, também chegou.

Os laterais-esquerdos Wágner e Calisto, fizeram boas aparições no Estadual da Série A por Nova Iguaçu e Olaria, respectivamente e também chegaram, assim como o ex-zagueiro do Boavista, o uruguaio Juan Sosa, que estava no futebol goiano. Do interior de São Paulo, foram contratados o volante André, ex-Linense e o centro-avante Rafael Martins, que estava no Audax-SP, mas tem no currículo passagem pelo Audax Rio, quando ainda usava o nome de Sendas.

Bangu (mandará jogos em Moça Bonita)
Hugo (atacante, Mangaratibense); Wellington (lateral, Mangaratibense); Etoo (lateral, Mangaratibense); Wescllkey (zagueiro, Estácio); Fabão (zagueiro, Estácio); Miller (meio-campo, Estácio); Sidney (meio-campo, Estácio); Fabiano (meio-campo, Estácio); Gilmax (meio-campo, Estácio); Guzzon (atacante, Estácio); Wagner Braz (goleiro, Bangu); Mayaro (meio-campo, Volta Redonda); Bruno Luiz (atacante, Bangu); Carlinhos (meio-campo, Aarau-SUI); Carlos Renan (zagueiro, Paços Ferreira-POR); Anisio (goleiro, Madureira); Leandro (meio-campo, Ceres); Gedeílson (lateral-direito, Olaria); Bruno Carvalho (meio-campo, Mesquita); André Barreto (meio-campo, Bangu); Ighort (lateral, Olaria); Pimenta (zagueiro, Olaria);

A equipe de Moça Bonita também perdeu praticamente todos os jogadores que jogaram o Campeonato Carioca. O último foi o rápido atacante Somália, negociado com o Ferencvaros-HUN. O time terá como técnico Marcão, que terminou comandando o clube o Estadual. Dos reforços, a maioria são jogadores revelados no próprio Bangu e que estavam disputando as Séries B e C do Estadual por outros clubes.

Do Mangaratibense, vieram o atacante Hugo e os laterais Wellington e Etoo. Já do time do Estácio, sete jogadores retornaram, entre eles o zagueiro Fabão, destaque da equipe na Segundona deste ano, junto com os meias Gilmax e Sidney. Também retornaram Wescllkey, Fabiano e o atacante Guzzon. O atacante Bruno Luiz, destaque do Bangu no Estadual, renovou o contrato, assim como o goleiro Wagner Braz e o volante André Barreto.

Com relação a contratações, o zagueiro Carlos Renan, com passagens pelo clube, retorno após atuar pelo Paços Ferreira-POR. Do futebol suíço vem o meio-campo Carlinhos. Para disputar com Wágnar Braz a camisa 1, veio Anísio, revelado no Vasco e que defendeu o Madureira no Campeonato Carioca. Outro reforço é o meio-campista Mayaro,ex-Fluminense, assim como Bruno Carvalho, ex-Mesquita.

Boavista (mandará jogos em Los Larios)
Cristiano Laranjeira (zagueiro, Paysandu); Moscoso (atacante, Estácio de Sá); Enio (lateral-direito, Teresópolis); Tássio (atacante, Volta Redonda); Eudes (meio-campo, Ceres); Gabriel (lateral-esquerdo, Estácio de Sá); Batista (zagueiro, Ceres); Jefferson (lateral-direito, Boavista); Luiz Felipe (meio-campo, America-RJ); Erivélton (goleiro, Duque de Caxias); Heitor (zagueiro, Juventus-RJ); Thiago Coutinho (zagueiro, Macaé); Eder (atacante, Ivinhema-MS); Renan (meio-campo, Botafogo);

Quarto colocado no Campeonato Carioca e desmanchado após a competição. Com um elenco completamente diferente o Boavista tentará apresentar um bom papel na Copa Rio e mandará seus jogos em Xerém. O time será comandado pelo experiente Julio Marinho, que treinou o Estácio em parte da Segundona do Rio.

Dos reforços do Verdão de Bacaxá, o mais conhecido é o veterano goleiro Erivélton, que já tem duas passagens pelo Boavista e também jogou por Americano, Vasco e Duque de Caxias, onde foi titular no Estadual desta temporada. Nas demais posições, a maioria é aposta. Artilheiro do Estácio na Segundona, o atacante Moscoso chega para ser a referência e do mesmo clube veio o lateral Gabriel. Também da Série B do Rio, chegam o zagueiro Batista e o volante Eudes, do Ceres, além do lateral Enio do Teresópolis.

O atacante Tássio, ex-Volta Redonda, além do zagueiro Thiago Coutinho, ex-Macaé também farão parte do elenco, assim como o meia Renan Santos, revelado no Botafogo e o zagueiro Heitor ex-Juventus-RJ. Das categorias de base, a aposta é o lateral Jefferson, assim como o meia Luiz Felipe, do America-RJ. De fora do estado, vieram o atacante Eder, do Ivinhema-MS e o zagueiro Laranjeira, que estava no Paysandu.

Bonsucesso (mandará jogos no Leônidas da Silva)
Admilton (meio-campo, Macaé); Túlio Maravilha (atacante, Canedense-GO;) Cleber (atacante, Bonsucesso); Jaime (goleiro, Bonsucesso); João Rodrigo (meio-campo, Bonsucesso); Jordan (zagueiro, Bonsucesso); PC (zagueiro, Bonsucesso); Thiago Ramos (meio-campo, Bonsucesso); Radamés (meio-campo, Bonsucesso); Dejavan (atacante, Bonsucesso);  Marco Goiano (meio-campo, Bonsucesso); Sassá (meio-campo, Bonsucesso); Ratinho (lateral-esquerdo, Bonsucesso); Vitor (zagueiro, Bonsucesso); João Neto (atacante, Bonsucesso); Douglas Maia (meio-campo, Fluminense); Zelito (atacante, Bonsucesso); Anderson (atacante, Macaé);

Poucos reforços, manutenção do técnico e da base campeã da Série B do Campeonato Carioca, assim é a apresentação da equipe do Bonsucesso para a Copa Rio. O técnico Manoel Neto mexeu pouco na equipe e ainda contará com um reforço de peso: o veterano Túlio Maravillha.

Aos 42 anos, o ídolo de Botafogo e Goiás tentará marcar 20 gols até o final da temporada e chegar próximo aos 1000 tentos. Para isso, contará com a ajuda de um meio-campo que deu caldo na Segundona, comandado por Thiago Ramos, Marco Goiano e o experiente João Rodrigo.

Para a marcação, os volantes Sassá e Cléber foram mantidos e o jovem Admílton, que estava emprestado ao Macaé retornou ao time. Na defesa, a dupla PC e Vítor foi mantida e o experiente Jordan dará auxílio no setor direito da defesa. O goleiro Jaime também ficou.

Além disso, o veloz e jovem Dejavan, revelado no Americano foi mantido, assim como os também jovens Otaviano, Anderson, Marcelinho e Lucas, que fizeram bons jogos durante a campanha na Segundona Carioca.

Cabofriense (mandará jogos no Alair Corrêa)
Allan Miguel (meio-campo, Vasco); Matheus (lateral-direito, Rio Branco-RJ); Thuram (zagueiro, Rio Branco-RJ); Índio (atacante, Salgueiro-PE); Cassiano (volante, Bangu); Diego Salles (meio-campo, Anápolis); Edson Junior (meio-campo, Rio Branco-RJ); Epifânio (atacante, Cabofriense); Flávio (goleiro, Cabofriense);  Wallace (lateral-direito, Botafogo); Rafael (lateral-esquerdo, Avaí); Felipe Reis (zagueiro, Botafogo); Lucien (meio-campo, Botafogo); Maxuel (meio-campo, Rio Branco-RJ); Café (meio-campo, Cabofriense); Pedro (meio-campo, Vitória); Adenílson (atacante, Madureira);

Rebaixada no Campeonato Carioca, a Cabofriense mudou completamente, tanto seu elenco, quanto a comissão técnica e a diretoria de futebol. Na Gerência de futebol, Sidney Marinho deu lugar a Márcio Thouson, ex-dirigente do Botafogo. No comando técnico, saiu Lucho Nizzo e entrou Mário Marques, com moral no interior do Rio, já que recentemente levou o Cardoso Moreira à elite do Rio.

O time fez algumas contratações de jogadores que recentemente disputaram a Série B do Campeonato Carioca, como o lateral-direito Matheus, o meia Maxuel e o zagueiro Thuram, que estavam no Rio Branco de Campos. Também do Rosão de Guarus veio Edson Junior, campeão da Segundona pelo time de Cabo Frio em 2010. Revelado no Botafogo, o lateral-direito Wallace vem após jogar o primeiro semestre pelo CFZ. Cedidos pelo Glorioso, também chegaram o zagueiro Felipe Reis e o volante Lucien. Da parceria com o Vasco, veio meia Allan Miguel e do Bangu chegou o meio-campo Cassiano. Do Nordeste, vieram o meia Pedro, do Vitória e o atacante Índio, do Salgueiro-PE.

Destaque do time da Cabofriense no Campeonato Carioca de Juniores, o atacante Epifânio vem agradando Mário Marques e marcando gols em amistosos. Do time rebaixado no Estadual, o meia Diego Salles está de volta após breve empréstimo ao Anápolis-GO. O veterano goleiro Flávio também foi mantido, assim como o meio-campista Café.

Duque de Caxias (mandará jogos em Los Larios)
Felipe Assis (lateral-direito, America); Magno Souza (lateral-direito, Tigres); Pedro (zagueiro, Tigres); Chorrão (meio-campo, Tigres); Jeffinho (atacante, Tigres); Tiago Santos (meio-campo, Tigres);

Novidade na competição em 2011, o Duque de Caxias disputará os jogos com jogadores que não estão sendo aproveitados no time principal e outros atletas cedidos pelo Tigres do Brasil ao clube. O time deverá ser comandado por Cláudio Caçapava

Do rival da Baixada Fluminense vieram os meio-campistas Chorrão e Tiago Santos, que pouco jogaram na Segundona do Carioca. No sistema defensivo, os nomes são o zagueiro Pedro e o lateral-direito Magno Souza. Já a grande esperança é o atacante Jeffinho, um dos artilheiros da Segundona e do Tigres.

Os demais integrantes do elenco do Tricolor serão o lateral Felipe Assis ex-America, o goleiro Adilson, os meias Juninho e Raphael Augusto, além dos atacantes Eliabe e outros atletas que estouraram a idade de juniores.

Friburguense (mandará jogos no Eduardo Guinle)
Washington (atacante, Carapebus); Victor Hugo (meio-campo, Macaé); Dudu (meio-campo, América-MG); Marquinhos Galhardo (meio-campo, Friburguense); Adilson (goleiro, Friburguense); Lucas (meio-campo, Friburguense); Marcos (goleiro, Friburguense); Crispim (lateral-direito, Futebol Dinamarquês); Cadão (zagueiro, Friburguense); Ziquinha (atacante, Friburguense); Sérgio Gomes (lateral-direito, Friburguense); Alves (meio-campo, Aperibeense); Diego (zagueiro, Friburguense);

O Frizão pinta como um dos favoritos da competição. A base da equipe vice-campeã da Segundona foi toda mantida, incluindo o técnico Gérson Andreotti. Apenas três atletas deixaram a serra: Rômulo e Flavinho, cedidos ao Botafogo e ao futebol goiano, respectivamente e Zambi, que foi para o Nova Iguaçu.

No mais, o Tricolor Serrano trouxe poucos reforços, entre eles o lateral-direito Crispim, com passagens pelo clube e também pelo CFZ, e que estava atuando no futebol da Dinamarca. Quem também retorna é o meio-campista Victor Hugo, que rodou por Santa Cruz e Macaé e atuou no clube há alguns anos. Além deles, o meia Dudu, foi cedido pelo América-MG e o atacante Washignton, destaque do Carapebus na Terceirona, foi contratado.

No restante do elenco, o trio de veteranos formado por Cadão, Sérgio Gomes e Ziquinha, continua sendo um pilar importante e chega aos jovens Diego Guerra, Lucas e Marquinhos Galhardo, além dos goleiros Marcos e Adilson. Jorge Luiz, ex-Profute e Alves, ex-Aperibeense renovaram seus vínculos e ajudarão o time na competição.

Macaé (mandará jogos no Cláudio Moacyr)
Hugo (atacante, America); Léo Macaé (atacante, Serra Macaense); Ernane (meio-campo, Cabofriense); Rony (lateral-esquerdo, Bonsucesso); Henrique (goleiro, Olaria); Pipico (atacante, Bangu); Rerysson (goleiro, Macaé); Bill (lateral-esquerdo, Macaé); Ciro (zagueiro, Macaé); Marquinhos (atacante, Macaé); André Gomes (meio-campo, Macaé); Zé Rodolpho (lateral-esquerdo, Juventude);

Depois de quase cair no Campeonato Estadual e estar praticamente rebaixado para a Série D do Brasileiro, o Macaé vê na Copa Rio a salvação da temporada. A equipe não poupará nenhum jogador na competição e irá com o que tem de melhor.

Toninho Andrade tentará salvar o ano do Macaé FOTO: ASCOM
Virtualmente rebaixado no Nacional, o time irá sofrer com elenco na Copa Rio. Após as dispensas de cinco jogadores na última semana, o Alvianil Praiano tem apenas dois atacantes no elenco e precisou promover o jovem Marquinhos, ainda inexperiente. Hugo e Léo Macaé estão lesionados e sem data para voltar.

O único setor experiente será a defesa, que contará com o goleiro Lugão, os laterais Bill e Zé Rodolpho, além do zagueiro Ciro, ex-America, Vasco e Americano. A novidade do setor será o lateral-esquerdo Rony, campeão da Segundona do Rio pelo Bonsucesso.

Além disso, foram contratados, o meia Ernane ex-Vasco e Cabofriense e o goleiro Henrique, que fez ótimo Estadual pelo Olaria. Outro nome é o meia-atacante Felipe, ex-Americano de Campos. O time até segunda ordem, será comandado por Toninho Andrade.

Madureira (mandará jogos em Conselheiro Galvão)
Zelito (atacante, Bonsucesso); Márcio (goleiro, Madureira); Arthur (zagueiro, Madureira); Ivonaldo (lateral-direito, Madureira); Zé Carlos (zagueiro, Cabofriense); Wellington (lateral-direito, Resende); Léo Fumaça (zagueiro, Sampaio Corrêa); Carlinhos (lateral-esquerdo, Figueirense); Michel (meio-campo, Madureira); Hiroshi (meio-campo, Resende); Tiano (meio-campo, Bangu); Elias (atacante, Resende); Diego (atacante, Americano); Cléber (goleiro, Madureira);

Dividido entre Copa Rio e Série C do Brasileiro, o Madureira não deverá poupar muitos jogadores na competição estadual. Para o técnico Antônio Carlos Roy, o torneio é importante e o máximo que acontecerá será poupar um ou outro jogador.

Roy está no terceiro ano à frente do Madura FOTO: ASCOM

Para isso, o elenco ganhou diversos reforços após o Estadual, entre eles os experientes Tiano ex-Bangu e Zé Carlos ex-Fluminense. Além disso, o lateral Wellington e os atacantes Diego e Elias, destaques de Resende, Americano e Resende no Carioca, foram contratados. O zagueiro Léo Fumaça, ex-Sampaio Corrêa-RJ, também chegou.

Além disso, o meia Hiroshi retornou ao clube, assim como o meia-atacante Michel, após frustrada transferência para a Europa, acertou sua volta ao clube de Conselheiro Galvão.

Nova Iguaçu (mandará jogos no Jânio Morais)
Gutierre (meio-campo, Goytacaz); Diego Lima (goleiro, Flamengo); Otávio (volante, São Caetano); Paulo Henrique (volante, Macaé); Leandrão (atacante, Audax); Thiago (meio-campo, Tigres); Jeferson Silva (meio-campo, Vasco); Zambi (atacante, Friburguense); Denis (lateral-esquerdo, Boa Esporte-MG); Willian (zagueiro, Ceres); Naylhor (meio-campo, Nova Iguaçu); Lukian (atacante, Nova Iguaçu); Ajala (zagueiro, Nova Iguaçu);

O Laranja da Baixada será comandado pelo ex-zagueiro Duílio, e o novo comandante terá muito trabalho. Praticamente todo o elenco do Estadual foi desfeito, com jogadores sendo cedidos a grandes clubes, como Barbio e Diogo Silva no Vasco e Cortês no Botafogo e outros cedidos ao Macaé e clubes do Nordeste.

Para tentar diminuir o prejuízo, a equipe irá aproveitar boa parte dos juniores campeões do Otávio Pinto Guimarães de 2010 e alguns remanescentes do Campeonato Carioca, que são poucos, casos do meia Naylhor, o atacante Lukian e o forte zagueiro Ajala. O volante Paulo Henrique que estava emprestado ao Macaé, voltou ao time.

O clube também acertou o retorno do atacante Zambi, prata da casa e vice-campeão da Segundona no Friburguense.  Emprestados pelos grandes, vieram o meia Jeferson Silva, do Vasco e o goleiro Diego Lima, do Flamengo, assim como o lateral-esquerdo Dênis, revelado no Coritiba.

Da Segundona, vieram o meia Thiago, do Tigres, o atacante Leandrão, ex-Audax e o zagueiro Willian, destaque do Ceres. Outros reforços vieram para o setor de marcação do meio-campo, como o ex-Goytacaz Gutierre e do São Caetano veio Otávio, que também tem passagem pelo America.

Olaria (mandará jogos na Rua Bariri)
Carlos Antônio (atacante, Olaria); Flávio Pará (lateral-direito, Botafogo); Boniek (volante, Olaria); Angelo (goleiro, Castanhal-PA); Filipe Sobral (goleiro, CFZ); Alex Lopes (zagueiro, Botafogo); Felipe Lima (meio-campo, Botafogo); João Marcos (meio-campo, Botafogo); Natan (meio-campo, Botafogo); Carlos Thiago (meio-campo, Botafogo); Vanílson (atacante, Porto Alegre);

Depois do ótimo Campeonato Carioca e de recusar a proposta de disputar a Série D do Brasileiro, o Olaria se desmanchou por completo. Praticamente todo o elenco destaque da campanha que levou a equipe ao quarto lugar na Taça Rio foi emprestado.

Para o CRB-AL seguirão o meia David, o zagueiro Thiago Eleutério e o lateral-esquerdo Amarildo, onde disputam a Série C do Brasileiro. Para o Belenenses, da Segundona de Portugal foram Victor (meio-campo) e Rafael (zagueiro). O lateral Ivan foi para o mesmo país, mas defenderá o Feirense, da elite.
As outras perdas foram o goleiro Henrique, negociado com o Macaé e o atacante Waldir, emprestado ao Goiás. Danilo Silva e Felipe foram para o Guarani-SP, enquanto Renan vai jogar a Copa Rio pelo America.

De contratações, o nome mais conhecido é o do lateral Flávio Pará, que passou pelo clube na campanha do acesso à elite do Rio em 2009 e estava sem clube desde que deixou o Botafogo, em abril. O atacante Carlos Antônio, revelado no Vasco e que jogou o Estadual pelo clube, renovou contrato. Quem também fica é o volante Boniek.

O clube também firmou uma parceria com o Botafogo e o clube de General Severiano cedeu cinco atletas: os volantes Felipe Lima e Natan, os meias João Marcos e Carlos Thiago e o defensor Alex Lopes, todos com passagens pelo profissional do time de General Severiano, sendo que Alex Lopes e Felipe Lima, foram campeões Estaduais em 2010.

Resende (mandará jogos no Estádio do Trabalhador)
Uelisson (atacante, Paraíba do Sul); Belarmino (lateral, Barra Mansa); Juninho (meio-campo, Barra Mansa); Léo Marques (meio-campo, Sampaio Corrêa-RJ); Alex (meio-campo, Sampaio Corrêa-RJ); Diego (meio-campo, Sampaio Corrêa-RJ); Emerson (zagueiro, Audax-RJ); Elton (atacante, ASA); Artur (goleiro, Resende); Iuri (meio-campo Resende); Iresanio (atacante, Paraíba do Sul); Bruno Farias (atacante, Paraíba do Sul); Willian (atacante, Resende); Leozinho (meio-campo, Resende);

Assim como o Americano, o Resende fez um bom Estadual e desmontou todo o time que se destacou na competição e disputará a Copa Rio com poucos reforços e muitos jogadores revelados no clube. O clube escolheu o jovem Wendel Costa para ser o treinador.

Com relação ao elenco, jovens que estavam emprestados voltaram e devem ser titulares, casos do meia Juninho e do lateral Belarmino que estavam no Barra Mansa e dos meio-campistas Alex, Léo Marques e Diego, cedidos durante a Segundona ao Sampaio Corrêa, de Saquarema.

Revelados no rival Paraíba do Sul, os atacantes Uelisson, Iresânio e Bruno Farias também estarão na equipe, assim como as revelações Artur (goleiro) e Iuri (meio-campista). Com relação a contratações, o zagueiro Emerson do Audax e o atacante Elton, ex-ASA-AL são os principais nomes.

Serra Macaense (mandará jogos no Cláudio Moacyr)
Marins (zagueiro, Camaçari); Daniel (lateral-esquerdo, Itaperuna); Gaúcho (meio-campo, Quissamã); Renan (meio-campo, São João da Barra); Dos Santos (zagueiro, Portuguesa-RJ); Indio (meio-campo, Juventus-RJ); Cadu (goleiro, Serra Macaense); Vandinho (volante,, Serra Macaense); Tiago Pedra (meio-campo, Serra Macaense); Rogério (meio-campo, Serra Macaense); Anderson (meio-campo, Serra Macaense); Felipe Cabral (meio-campo, Serra Macaense); Marcos (meio-campo, Serra Macaense); Pimenta (atacante, Serra Macaense); Michel (atacante, Serra Macaense); Geílson (goleiro, Quissamã);

Parte da base que fez boa campanha na Segundona foi mantida e o Serra Macaense espera surpreender novamente e quem sabe beliscar uma vaga na segunda fase. O time será comandado mais uma vez por Júlio Oliveira e a manutenção do atacante Pimenta é a principal arma do time.

Pimenta foi o artilheiro da Série B do Rio com 21 gols marcados e apesar do assédio, foi segurado pela equipe de Macaé. O goleiro Cadu, os meio-campistas Vandinho, Pedra, Rogério, Anderson e Marcos também renovaram seus vínculos, assim como os avançados Michel e Felipe Cabral.

Dos reforços, do vizinho Quissamã vieram o volante Gaúcho e o goleiro Geílson, eleito um dos melhores da competição. Também da Segundona, vieram  o lateral Daniel, do Itaperuna, o meia Renan, do São João da Barra e da Lusa veio o zagueiro Dos Santos. Outras aquisições são o zagueiro Marins, revelado no Botafogo e ex-Camaçari-BA e o meia Índio, destaque do Juventus-RJ na Terceirona.

São João da Barra (mandará jogos no Manoel de Sá)
Rondinelli (meio-campo, São João da Barra); Joelzinho (meio-campo, São João da Barra); Carlos Bicão (zagueiro, São João da Barra); Joel (meio-campo, Goytacaz); Gláucio (goleiro, São João da Barra); Sassá (lateral-direito, São João da Barra); Raçudo (atacante, Juventus-RJ); Junior (zagueiro, São João da Barra); Jhonny (meio-campo, São João da Barra); Carlos André (meio-campo, São Cristovão); Bruno Ronzei (zagueiro, Itaperuna); Maxuel (lateral-esquerdo, Quissamã); Catitu (atacante, Quissamã); Leonardo (lateral-direito, Serra Macaense); Amaral (meio-campo, Leme-RJ); Rodriguinho (meio-campo, São João da Barra); Juninho (atacante, São João da Barra); Rafael (meio-campo, São João da Barra); Kaíque (meio-camo, São João da Barra); Rafael Coréia (meio-campo, São João da Barra);

O time sanjoanense será comandado pelo ex-ídolo do Grêmio, Cézar, que treinou o time na parte final da Segundona desta temporada. Do time titular do primeiro semestre, quase todos foram mantidos e a maior ausência será a do veterano meia-atacante Leandro Sena, recém-aposentado.

Porém, o time não ficará livre de experiência. O veterano meia Rondinelli, revelado no Americano e com passagem pelo Cruzeiro foi mantido e terá a companhia de Joel, que retorna de empréstimo do Goytacaz. Também renovaram o goleiro Gláucio, o lateral Sassá, os zagueiros Junior e Carlos Bicão e os meias Joelzinho e Jhonny Pitbull.

Das contratações, o principal nome é o atacante Catitu, artilheiro do Quissamã na Série B. Do mesmo time veio o ala esquerda Maxuel. Para atuar na outra lateral, o nome é Leonardo, ex-Serra Macaense. Os demais reforços são Raçudo, atacante do Juventus, o zagueiro Ronzei ex-Paduano e Itaperuna e os meio-campistas Amaral, ex-Leme e Carlos André, ex-São Cristovão.

Volta Redonda (mandará jogos no Raulino de Oliveira)
Fernando Camargo (atacante, Barra Mansa); Renan Vieira (goleiro, Palmeiras); Mauro (goleiro, Santos); Jonilson (meio-campo, Botafogo); Fernando Lombardi (zagueiro, Paraná); Léo Gonçalves (meio-campo, Goytacaz); Glauber (meio-campo, Botafogo); Jonnanttann (meio-campo, Volta Redonda); Bombom (atacante, Linhares-ES); Vinicius (atacante, Formiga-MG); Donizete (meio-campo, Formiga-MG);

Maior vencedor da história da Copa Rio com quatro títulos, o Esquadrão de Aço também não poupará muitos jogadores, por conta da Série D do Brasileiro. A equipe do experiente técnico Dário Lourenço terá força máxima na competição.

Do time que disputou o Campeonato Carioca, o destaque é o meia Jonnanttann que apesar do nome complicado, tem um futebol leve e despertou interesse de alguns clubes, porém, ficou no Volta Redonda. Além deles, os experientes Jonilson, Mauro e Fernando Lombardi também renovaram o contrato.

Os reforços foram poucos e os principais foram para o ataque. A dupla titular é formada por Bombom, que veio do Espírito Santo e Vinícius, ex-Formiga-MG. Do time mineiro também veio o volante Donizete. No meio-campo, ainda jogarão Gláuber e Léo Gonçalves, ambos revelados no clube. Os jovens Fernando Camargo, atacante, ex-Barra Mansa e Renan Vieira, goleiro, ex-Palmeiras também chegaram.

E aí, já sabe quem é o favorito? Qual a sua aposta para a competição? Quem ficará com as vagas nas competições nacionais?

0 comentários:

Postar um comentário