sábado, 8 de outubro de 2011

Líbia se classifica para a Copa Africana de Nações

Seleção líbia é comandada pelo brasileiro Marcos Paquetá

Destroçada após os recentes combates que tiraram do poder o ex-presidente Muammar al-Khadafi, a Líbia finalmente tem um motivo para sorrir. Depois de empatar fora de casa em 0 a 0 com a Zâmbia neste sábado, a seleção local está classificada pela terceira vez para a Copa Africana de Nações de 2012, que será realizada em Gana e na Guiné Equatorial. Feito que algumas da principais seleções do continente, como África do Sul, Egito, atual tri-campeão, Camarões e Nigéria não conseguiram.

E a conquista líbia tem um tempero especialmente brasileiro. A equipe é dirigida por Marcos Paquetá, ex-treinador do Avaí, do Flamengo, campeão mundial sub17 e sub20 com a seleção brasileira, além de ter sido técnico da seleção da Arábia Saudita na Copa do Mundo de 2006.

Paquetá chegou à seleção da Líbia em 2010, com o objetivo de tentar classificar o país para a Copa de 2014, que acontece no Brasil. Desde então, além de encarar as dificuldades do futebol local, o treinador ainda enfrentou os conflitos internos e levou a equipe para se preparar fora do país. “Parabéns a todos os que contribuíram nessa missão. Esse 0 a 0 dentro da Zâmbia foi demais”, comemorou o treinador em uma rede social.

Até o momento, estão classificados para a Copa da África: Angola, Botsuana, Burkina Faso, Costa do Marfim, Gabão, Guiné, Líbia, Máli, Niger, Senegal, Tunísia e Zâmbia, além dos anfitriões Gana e Guiné Equatorial. Restam duas vagas.

0 comentários:

Postar um comentário