domingo, 16 de outubro de 2011

São Cristóvão pode se desfazer da Rua Figueira de Melo

Clube discute permuta com construtora, que ergueria novo estádio na sede náutica


O futuro do histórico estádio do São Cristóvão, na Rua Figueira de Melo, pode começar a ser  decidido nesta segunda-feira. O Conselho Deliberativo do clube discutirá a proposta da construtora Even, que pretende construir um condomínio no local e, em troca, ergueria um novo estádio para o clube, no terreno onde hoje funciona a sede náutica, na Ilha do Governador.


Presidente do clube, o oficial de justiça Alfredo Maciel minimiza o impacto da proposta. “É só mais uma proposta. A cada ano recebemos várias propostas, porque o espaço é grande, o terreno é bom e o mercado imobiliário está aquecido em São Cristóvão, mas isto ainda não chegou a mim. Primeiro, o Conselho Deliberativo precisa apreciar, e só então vamos discutir os termos disto: como seria o novo estádio, sua capacidade, tudo, os termos do contrato em si”, afirma o dirigente.

Responsável pela decisão, o Conselho Deliberativo do São Cristóvão é formado por 63 conselheiros efetivos e oito natos. Na Rua Figueira de Melo, além d o estádio, o São Cristóvão tem um prédio de três andares que abriga alojamentos, salões para eventos, salão de jogos e lanchonete. Na mesma área o clube tem ainda um ginásio coberto e um campo de grama sintética.  

Caso o Conselho Deliberativo aprove a transação, a diretoria deve se deparar com um empecilho: uma lei municipal de 2002, de autoria do então vereador e hoje deputado federal, Otávio Leite (PSDB), que proíbe a mudança de destinação de campos de futebol. 

História

O estádio da Rua Figueira de Melo é um dos mais antigos do país. Foi inaugurado em 23 de abril de 1916, em amistoso com o Santos. Desde então, tem sido parte de importantes capítulos da história do futebol, como a conquista do Campeonato Estadual de 1926, até hoje o único conquistado pelo clube e maior orgulho dos cadetes.

Foi  no gramado da Rua Figueira de Melo que Ronaldo Fenômeno disputou suas primeiras partidas como jogador profissional. No estádio há a inscrição: “Aqui nasceu o Fenômeno”.

0 comentários:

Postar um comentário