Aproveitamento do time de Campos Salles em 2011 foi inferior ao de 2008, quando também caiu
A temporada de 2011 terminou de maneira melancólica para o America, sendo goleado pelo Friburguense por 3 a 0, fora de casa. Antes disso, o time já havia sido eliminado da competição de maneira antecipada e rebaixado no Campeonato Carioca. Mesmo assim, em termos de aproveitamento, a atual temporada conseguiu ser pior do que a de 2008, quando o time também caiu para a Série B do Rio.
No ano do primeiro rebaixamento, o time rubro disputou ao todo, 21 jogos. Venceu apenas três e empatou sete, somando um total de 11 derrotas. Na Copa Rio de 2008, a equipe foi eliminada na segunda fase - o America entrou direto nesta fase, já que na primeira, apenas times das Séries B e C jogaram. No total, em 2008, o America disputou 63 pontos e ganhou apenas 16, o que dá um aproveitamento de aproximadamente 25,4%.
Derrota para o Friburguense foi uma das muitas em 2011 |
Já na atual temporada, o time foi até a mesma segunda fase da Copa Rio, mas como jogou a fase inicial, e acabou fazendo mais jogos. Foram 29 duelos no ano com cinco vitórias, seis empates e 18 derrotas. Das cinco vezes que saiu vencedor, apenas duas foram no Campeonato Carioca, assim como em 2008. O time teve em disputa 87 pontos e ganhou 21. Nas contas, um aproveitamento de aproximadamente 24,1%.
Campanha de 2011
Jogos disputados - 29
Vitórias - 5
Empates - 6
Derrotas - 18
Aproveitamento - 24,1%
Campanha de 2008
Jogos disputados - 21
Vitórias - 3
Empates - 7
Derrotas - 11
Aproveitamento - 25,4%
Planejando 2012
A péssima campanha em 2011, onde o time teve diversos treinadores serviu de lição e não deve se repetir na próxima temporada, já que a diretoria do clube rubro segue planejando o ano em que tentará reconduzir o time à elite do futebol do Rio de Janeiro. Para isso, o America já confirmou que Antônio Carlos Roy será o comandante, assim, também foram definidos alguns membros da comissão técnica.
Com relação às contratações, o time deve esperar o novo arbitral da Segundona para começar anunciar os primeiros reforços. Do elenco da Copa Rio, ainda não se sabe quem vai ou quem fica, já que a maioria dos contratos expira no final deste ano.
Dos que jogaram a Copa Rio, o zagueiro Mateus, os atacantes Neilson e Deivison são um dos poucos atletas que possuem contrato até 2012. O goleiro Roberto, um dos poucos que conseguiu escapar da ira da torcida, tem vínculo até janeiro de 2012.
0 comentários:
Postar um comentário