sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Papo de Bola: Vai começar a Segundona


Coluna de Adilson Dutra estreia no GuiaFut na véspera da abertura do Estadual da Série B 

O sábado fará a alegria de muita gente no interior e na região metropolitana da capital. Começa neste 4 de fevereiro o Estadual do Rio de Janeiro (Segunda Divisão), com 21 times distribuídos em duas chaves (A com 11 e B com 10) e, cá prá nós, quantos destes permanecerão alegres até o final do campeonato?

Estão previstas quarenta e uma rodadas, este é o número (41) de jogos para os dois times que galgarão a Elite em 2013 e deixarão pelo caminho sangue, suor e lágrimas de seus torcedores, jogadores, dirigentes e treinadores. 

Tenho lido por aí, principalmente aqui no GuiaFut, que vários estádios estão incapacitados de receber público nos jogos desta Segundona. Tenho lido por aí, principalmente nos e-mails que recebo de torcedores e dirigentes de pequenos times, que poucos suportarão a carga tributária (taxas de arbitragens etc e tal) que a Ferj impõe a seus filiados neste e em outros torneios.

Mas está tudo bem, tudo tranquilo e os vinte e um times estão prontos para a dura caminhada rumo a Primeira Divisão do Rio. Bem, pelo menos é isto que estamos entendendo e, creio também, que todos estão nadando em dinheiro e pagarão com cotas de patrocínios e ajuda de grandes empresas, as taxas cobradas pela entidade logo nesta primeira rodada, que terá dez jogos neste sábado.

E a pergunta que está no ar é a seguinte: Como os times, que jogarão com portões fechados, farão caixa para pagar o custo da partida em seus domínios? Pela previsão, fazendo a comparação com as séries A, o valor a ser pago a Ferj chegará a, no mínimo, dez mil reais entre árbitros, aspones e transporte. Quem tem esta grana em caixa?

São vinte e um participantes e quem abandonar desce automaticamente para a Terceira Divisão ou abandona a entidade, que aliás não está nem aí para o que acontece com estes filiados, o descaso é tanto que até o Arbitral é imposto, aliás, e a propósito, não é luxo da segundona, na primeira também há o autoritarismo e a imposição de vontades dos homens dos carpetes e salas refrigerada.

O Goytacaz estreia em casa, contra a Cabofriense, o Rio Branco, no Godofredo Cruz, contra o Quissamã, o São João da Barra vai até a Costa Verde pegar o Angra e o Carapebus usará o Estádio Antonio Carneiro, em Quissamã, para sua primeira partida na Série B contra o Mesquita.

Estes jogos citados são os que serão realizados pelos clubes do Norte Fluminense, onde tenho minha base e os interesses mais agudos, o restante da rodada de abertura você encontra por aqui mesmo, no GuiaFut, e saberá, passo a passo, o andamento dos jogos e as conseqüências destes problemas que coloco na primeira coluna para o site e que vocês verão daqui em diante na segundona do Rio.

Boa sorte a todos os participantes e que venham os investidores para cobrir o “vermelhão’ que doravante fará parte de suas contabilidades.

0 comentários:

Postar um comentário