terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Teresópolis deverá ser suspenso por dois anos

Clube seguirá mesmos passos de Três Rios, Paraíba do Sul e Tanguá, suspensos em anos anteriores   


A decisão de desistir da Série B do Campeonato Carioca de 2012, depois de ser incluso na tabela vai custar caro ao Teresópolis. O clube será julgado pelo Tribunal de Justiça Desportiva do Rio de Janeiro (TJD-RJ), e deverá ser suspenso, podendo voltar apenas em 2014.

Em outubro do ano passado, a Federação organizou o Conselho Arbitral da Série B e quem desistisse da competição, ficaria inativo em 2012 e seria rebaixado para a Série C, sem maiores punições. O Teresópolis confirmou sua participação, conforme consta em documento no dia 1 de outubro.

Iniciada no dia 4 de fevereiro deste ano, na sua primeira rodada, a Segundona teve a folga do Teresópolis, que deveria jogar no dia 8, em casa, contra o Rio Branco, mas o mesmo não aconteceu. O fato se repetiu no final de semana, quando o clube não apareceu para jogar contra o Ceres, em Bangu.

Em entrevista à Rede InterTV, o presidente do clube, Frederico Menezes, confirmou que o time não participará na competição devido à falta de verba, já que a Prefeitura de Teresópolis não está ajudando e o clube não conta com outros parceiros.

O mandatário informou que entrou com um pedido de licença no dia 5 de janeiro, porém, nos autos da Federação, o pedido de desistência foi protocolado apenas no dia 27, uma semana antes da Segundona começar.

Agora, com a desistência oficializada, o clube terá que arcar com as consequências da mesma, a começar com uma pena pecuniária. Segundo o Artigo 68 do Regulamento Geral de Competições da Federação, a equipe que desistir de um torneio após confirmar participação, será multada em R$ 10 mil.

E as sansões não param por aí. Segundo o parágrafo segundo, ponto II, do artigo 9º do Regulamento Geral de Competições da Federação, "a desistência acarretará na proibição de disputar ou participar de partida, campeonato, torneio ou equivalente de qualquer categoria, organizado pela Ferj no ano subsequente, ficando consequentemente rebaixada para a série ou divisão imediatamente inferior, sem prejuízo das demais penalidades previstas neste regulamento e no CBJD".

Esta não será a primeira vez que um clube será suspenso por abandonar uma competição, após ser incluso na mesma. Em 2010, Paraíba do Sul e Tanguá abandonaram a Série C do Carioca, e ficaram suspensos, com o Tanguá retornando em 2012. Na mesma temporada, o Castelo Branco fez o mesmo procedimento na Copa Rio e sua punição acabou nesta temporada.

Outros três também abandonaram a Série C e só retornarão às atividades em 2013: Três Rios, Canto do Rio e La Coruña. A entidade também deve punir outros sete clubes que abandonaram a Terceirona deste ano, já com a tabela divulgada, entre eles, o Campo Grande.

O primeiro julgamento deverá acontecer logo depois do carnaval, com data ainda ser definida.

0 comentários:

Postar um comentário