sexta-feira, 9 de março de 2012

Guia da Série C do Carioca: confira o Grupo B

América de Três Rios, Condor, Grêmio Mangaratibense, São Pedro e Serrano estão na chave


América de Três Rios
Depois do alto investimento em 2011 e bater na trave em relação ao acesso, quando teve duas chances: diante de Goytacaz e Carapebus, o Vermelhão de Três Rios vem com orçamento um pouco mais modesto para 2012. A única dúvida é onde ocorrerão os jogos, se serão no Tiezão, que deve entrar em reformas, ou no Odair Gama, estádio do rival e falido Entrerriense.

O comando da equipe ficará a cargo de Júnior, que em 2011 foi preparador de goleiros do time. Dentro das quatro linhas, mais uma vez o América contará com a experiência do volante Da Silva, ex-Flamengo e Vasco. Apesar de ter anunciado sua aposentadoria no final do ano passado, o jogador mudou de ideia e resolveu mais uma vez defender a camisa vermelha. Também renovaram o atacante Leílson, o zagueiro Daniel e o meia Tainan.

Completam a lista de renovações, o goleiro Maromba, os meias Filipe, Rodrigo e Júlio César, e o atacante Renanzinho. Vários jogadores com passagens pelo Paraíba do Sul, time de uma cidade vizinha foram contratados, como o zagueiro Elder, o goleiro Borges e os meias Márcio e Lucas. Com passagens pelo Três Rios, chegam o meia Edson e o atacante Maicon Brito, e para o ataque também veio Emerson, do Junior Team, do Paraná.

Condor
Com uma boa pré-temporada, na qual aproveitou a calma do campo em um sítio bem estruturado, o Condor vai em busca de uma boa campanha e assim, conquistar o acesso à Série B do Campeonato Carioca. O técnico da equipe será Carlinhos, que defendeu muitos clubes pequenos no Rio de Janeiro.

Vários jogadores experientes em Série C e com passagens por divisões de base na Série A foram contratados. Um dos mais experientes é o lateral-direito Rodrigo Borges, vice-campeão da Série D do Brasileiro com o Madureira em 2010, o jogador que começou no Botafogo, estava no Audax e deverá ser o capitão no início da Série C. No clube, reencontrará Dieguinho, com quem atuou na época de Botafogo.

Do time de 2011, renovaram contrato os meio-campistas Bruno, William e Jean, além do atacante Hudson. Foram contratados os volantes Marcos (Futuro Bem Próximo) e Otávio (Rio de Janeiro), os meias Serafim (Olaria) e Jonathan (Artsul). Para o gol vieram dois arqueiros de Primeira Divisão do Rio de Janeiro: Leandro (Nova Iguaçu) e Vinícius (Bangu). Também fazem parte do elenco Edílson (atacante, do Boavista), Amaral (lateral-esquerdo, do Juventus) e Rodrigo (zagueiro, do Boavista).

Grêmio Mangaratibense
Após um flerte para tentar Gilson Gênio para o comando técnico, o time de Mangaratiba acabou acertando com Jorge Santa para dirigir a equipe em sua terceira disputa da Série C. Como aconteceu em 2011, quando renovou com boa parte do time de 2010, a base teve seu contrato renovado e entrosamento não deve ser o problema da equipe.

Dos principais reforços, o goleiro Lenon e o atacante Yago passaram pelas categorias de base de Resende e Bangu, respectivamente, times da elite Estadual. E com experiência na Série C, chegam o lateral Julio Cesar (Santa Cruz) e o volante Braz (Arraial do Cabo).

Um dos destaques do time no ano passado, o meio-campo Etoo rescindiu com o Bangu e agora é jogador mangaratibense em definitivo. Do elenco de 2011, renovaram os meio-campistas Diego, João, Zezinho e Magno, o lateral Fernandinho, os atacantes Herminho e Acosta e o zagueiro Jeferson.

São Pedro
Outro novato na competição, a equipe de São Pedro da Aldeia vem para ser mais um clube da Região dos Lagos. Agora, a única cidade litorânea que continua sem time é Iguaba Grande. Mas na terra dos cata-ventos, a expectativa é a melhor possível. Apesar de ter sido prejudicado na mudança da tabela e agora ser obrigado a viajar bastante, o time mantém o projeto incial: o acesso.

Com trabalhos consistentes nos últimos anos em Campo Grande e ADI, o técnico Valdir Bigode está observando jogadores desde o final de 2011 e realizado diversas peneiras. Seu auxiliar será o ex-meia de Fluminense e Flamengo, Yan. Os reforços vêm de diversas partes do Brasil, mas nenhum nome de impacto, com exceção do volante Cléber, experiente, e que em 2011 conquistou a Série B pelo Bonsucesso.

Destaque do Campo Grande em 2010, o lateral-esquerdo Thiago Pereira foi indicação de Valdir. Para o gol, o investimento foi em Cadu, que no ano passado disputou a Série B do Carioca pelo Serra Macaense. Ainda do Rio, veio o lateral-direito Renan (Profute).

Os demais reforços são de outros estados, como o zagueiro Bruno Silva (Rio Claro/SP) e mais um trio de catarinenses: o meia Nick (Juventus/SC), e os atacantes Alex Sales (Internacional/SC) e Gustavo (Juventus/SC). Quem fecha a lista é o goleiro Adílson, com passagem pelo futebol paraguaio.

Serrano
Depois de perder o apoio do Movimento Esportivo de Petrópolis (MEP), que custeou parte das despesas do time no ano passado, o Serrano vem com menos investimento, mas com mais animação para buscar o retorno à Série B do Carioca. O técnico será Edi Carlos, rodado no interior de São Paulo e com passagem pelo Limoeiro/CE.

Os jogos acontecerão no tradicional e histórico Estádio Atílio Marotti, em Petrópolis, e o time conta com a experiência de dois jogadores para ajudar o jovem elenco. O primeiro é Adhemar, ídolo do São Caetano no início da última década e que já jogou pelo futebol alemão. O atleta havia encerrado a carreira há quatro anos, mas aceitou o convite da diretoria.

O outro experiente é o atacante Júnior Goiano, que no ano passado defendeu o Vila Nova/GO na Série B do Brasileiro e acabou rebaixado para a Terceirona. O jogador chegou junto com o diretor Henrique Barbosa, que também estava no Vila, mas foi desligado do cargo, após não inscrever jogadores para a estreia. Quem também veio foi o atacante Luiz Carlos Neguinho.

No restante, o elenco do clube será formado pelos jogadores que em 2011 conquistaram a Série C de Juniores. Entre os promovidos, estão o goleiro Anderson, o volante Chininha, o atacante Pará, o volante Vitão, o lateral-direito Matheuzinho e os meias Bruno e Juliano, entre outros.

0 comentários:

Postar um comentário