quinta-feira, 15 de março de 2012

Minuto Final: Tudo sobre o Futsal Carioca

Anderson Lopes avalia momento do futsal do Rio de Janeiro em sua coluna de estreia


Com o Fla-Flu desta terça-feira (13), encerrou-se a primeira rodada do Carioca Adulto de Futsal. Sempre é bom a gente lembrar pra quem não está habituado com a modalidade que, depois de muito tempo, os quatro grandes clubes do futebol estão participando da mesma competição nas quadras; e que Botafogo e Fluminense cederam suas camisas para parcerias com Macaé e Imperial de Petrópolis, respectivamente.

Os resultados ficaram dentro do esperado, com destaque para a boa vitória do renovado Cabo Frio Futsal fora de casa, diante do América (3 a 0). Nos outros jogos, o Macaé/Botafogo/CDE, um dos favoritos ao título, venceu a ADDP por 3 a 1; o Teresópolis bateu o Vasco por 4 a 1; e o Imperial/Fluminense venceu o clássico em Caxias por 3 a 2. A USS, que agora tem parceria com a prefeitura de Piraí, folgou na rodada.

O campeonato carioca tem tudo para ser, mais uma vez, muito bem disputado e de bom nível técnico, mesmo sem contar com o PEC, que como sempre, optou por priorizar a Liga Futsal. Sobre o time de Petrópolis e a competição nacional, falo um pouco mais abaixo.

A segunda rodada será toda disputada nesta sexta-feira (15), com quatro partidas: em Cabo Frio, no ginásio Vivaldo Barreto, no Jardim Esperança, dois jogos: Cabo Frio x Vasco, às 19h; e ADDP x América, às 20h30. Em Piraí, a USS/Piraí estreia no campeonato recebendo o Flamengo às 20h. Em Petrópolis, no ginásio do Corrêas, o Imperial/Fluminense enfrenta o Teresópolis em um confronto dos representantes da serra.

O Campeonato Carioca Adulto tem sua primeira fase em turno único com nove rodadas. Ao final dela, os oito times de melhor pontuação se classificam para as quartas de final. A partir daí, os confrontos serão em jogos de ida e volta até a decisão do título.

No sub20, a competição tem outro formato e outros clubes, sete ao todo: Vasco (atual campeão), Casa de España/Botafogo, Flamengo, Imperial/Fluminense, ADDP, Portuguesa e Piedade. Os clubes se enfrentam em turno e returno, com os quatro mais bem classificados indo às semifinais. O torneio foi aberto com a vitória do Flamengo sobre a ADDP por 4 a 3, na semana passada. Nesta sexta, a primeira rodada será concluída com Imperial/Fluminense x Casa de España/Botafogo e Portuguesa x Vasco.

Liga Futsal: PEC passa por momento difícil na largada da competição

A derrota na estreia na Liga Futsal - e em casa - diante do Macaé/Botafogo/CDE por 5 a 1 fechou um final de semana muito difícil para o PEC. O time inicia a competição depois de sofrer dois grandes baques, um dentro e um fora de quadra, que se interligam. A perda de um dos patrocinadores forçou a redução dos salários de toda a equipe. Com isso, o elenco acabou perdendo um de seus principais jogadores, o pivô Vander Carioca, que acertou com a Krona/Joinville/DalPonte.

No confronto contra o Botafogo, segundo palavras do ala/pivô Fabrício, foi um jogo onde deu tudo certo para o time alvinegro, enquanto a bola petropolitana teimava em não entrar. "Fizemos um bom jogo, mas os caras foram felizes nas finalizações. Precisamos converter mais as chances que estamos criando", analisou Fabrício, que fez sua estreia oficial pelo PEC depois de amistosos diante do Minas, na fase de pré-temporada.

As duas equipes fluminenses fazem seus próximos jogos em Santa Catarina. No sábado (17), o PEC joga em Florianópolis contra o Floripa Futsal, enquanto o Macaé/Botafogo/CDE vai a Tubarão enfrentar o ADU/Hipper Freios/Joma. Na segunda (19), os adversários se invertem: o PEC joga em Tubarão e o Botafogo na capital catarinense.

Ginásio Aracy Machado: reinauguração cercada de polêmica

Quem chega ao ginásio Aracy Machado, no Portinho, percebe a grande movimentação de funcionários da empresa responsável pela colocação do novo piso da quadra. A previsão de término da obra é para o fim de março, dando fim a uma espera de 15 longos meses sem a principal praça esportiva da cidade.
Infelizmente, uma mudança significativa será notada: o piso flutuante, que era um diferencial do ginásio e que, na época de sua inauguração foi apontado como um dos melhores e mais modernos do país, foi trocado pelo piso emborrachado.

Dei-me ao trabalho de fazer uma pesquisa na internet sobre os ginásios que estão sendo utilizados nas ligas nacionais de basquete e futsal em andamento no país. Na Liga Futsal, dos 20 clubes, apenas dois jogam em ginásios com piso emborrachado: o São Paulo/Colégio Londrinense (quando manda seus jogos no próprio colégio, em Londrina) e  o CSM/ Pré-Fabricar/FME, que joga na Arena Jaraguá, em Jaraguá do Sul. A esmagadora maioria das partidas é feita em ginásio com piso de madeira, sendo que alguns têm piso flutuante, como era o do Aracy Machado.

No NBB então, nem se compara: todos os ginásios têm piso de madeira, a maioria com piso flutuante. Alguns reformaram seu piso e colocaram uma dupla camada de amortecimento - que é o principal diferencial do piso flutuante em relação à concorrência.

Sabe-se que o piso emborrachado "segura" mais os atletas, e não é muito benquisto por jogadores de futsal e basquete, modalidades onde o deslocamento rápido é constante durante as partidas. No Pan 2007, quando foi montada uma arena provisória no RioCentro para os jogos de futsal e handebol, com piso emborrachado, a reclamação de atletas e jogadores de futsal foi enorme - houve casos de lesões sérias nos jogos.
Em tempo: não me lembro de ter lido, visto ou ouvido nenhuma explicação técnica apresentada pela Secretaria de Esporte e Lazer de Cabo Frio para justificar a troca do piso. Mas para dissolver toda a polêmica criada em torno desse fato, seria bom que isso acontecesse.

0 comentários:

Postar um comentário