Nova Zelândia fica fora da decisão e não virá para a Copa das Confederações de 2013
Pintou a primeira surpresa da Copa das Confederações, que acontecerá no Brasil em 2013. Depois de eliminar a Nova Zelândia com uma vitória por 2 a 0, nesta sexta-feira (8), a Nova Caledônia garantiu classificação para a final da Copa da Oceania, que decidirá contra o Thaiti, novamente o Lawson Tama Stadium, nas Ilhas Salomão. Assim, pela primeira vez a competição terá um vencedor diferente de Austrália e Nova Zelândia.
Durante a primeira fase, a Nova Caledônia venceu o Thaiti por 4 a 3. O Thaiti já chegou à decisão da Copa da Oceania nas três primeiras edições, em 1973, 1980 e 1996, mas perdeu primeiro para a Nova Zelândia e, nas edições seguintes, para a Austrália. Enquanto isto, a Nova Caledônia chega à decisão pela primeira vez após três participações.
O tamanho da surpresa pode ser conferida pelo Ranking da Fifa. Apesar de ocupar a modesta 155ª posição, a Nova Caledônia é a segunda colocada da OFC, a confederação da Oceania. Já o Thaiti, na 176ª posição, é apenas o sétimo do continente que conta com 11 seleções.
As finalistas se enfrentam neste domingo (10), no mesmo local. Na preliminar, os anfitriões enfrentam a Nova Zelândia, na disputa pelo terceiro lugar.
Copa de 2014
Apesar dos jogos da primeira fase das Eliminatórias da Oceania velerem também pela Copa da Oceania, que classifica a seleção vencedora para a Copa das Confederações, é pouco provável que alguma surpresa da região esteja na Copa de 2014.
Os semifinalistas da Copa da Oceania, Nova Zelândia, Nova Caledônia, Thaiti e Ilhas Salomão vão se enfrentar a partir de setembro, em um quadrangular que apontará o representante da região para a repescagem, a ser disputada contra o quinto colocado das eliminatórias asiáticas.
0 comentários:
Postar um comentário