sábado, 29 de setembro de 2012

Macaé supera Brasiliense e dorme líder

Alvianil chega aos 25 pontos e está próximo da classificação à próxima fase da Série C

O Macaé Esporte deu um importante passo para conseguir a classificação à próxima fase do Campeonato Brasileiro da Série C. Mesmo jogando no Estádio Serejão, neste sábado (29) à tarde, o Alvianil Praiano derrotou o Brasiliense por 3 a 1 em jogo válido pela 14ª rodada. Norton e Jones (2) marcaram para o Leão e Elivelto descontou para o time candango.

Foto: Divulgação/Macaé

Macaé reassume a ponta do grupo B
Com o resultado, o Macaé chegou aos 25 pontos e reassumiu provisoriamente a liderança do grupo B. Os comandados do técnico Toninho Andrade só deixam a primeira posição da chave após o término da rodada caso o Duque de Caxias vença o Chapecoense neste domingo (30), às 16h, em Chapecó. O time da Baixada Fluminense está na vice-liderança, com 22 pontos.

Contra o Brasiliense, o Macaé mostrou porque tem um ótimo desempenho como visitante. Foi a sua quarta vitória fora de casa. O Leão ainda tem dois empates e duas derrotas longe de seu torcedor. Dos 25 pontos, 14 foram conquistados na casa do adversário. O aproveitamento é de 66,7% dos pontos disputados como visitante.

Sem se intimidar, o Macaé tomou a iniciativa na Boca do Jacaré. Com seis minutos de partida, a equipe já havia finalizado de fora da área em três ocasiões. A mais perigosa foi com Gedeil, no primeiro minuto. O Brasiliense teve sua primeira chance aos 19. Rafael Ipuã tabelou com Frontini e chutou duas vezes. Na primeira Luis Henrique defendeu e, na sobra, o meia mandou sobre o gol.

Explorando as jogadas pela esquerda, com Zambi, o Macaé chegou ao gol aos 27min. O próprio Zambi fez ótimo lançamento para Norton na direita. Já na grande área, o apoiador dominou no peito e, mesmo sem ângulo, bateu firme e marcou um golaço. Na comemoração, os jogadores dedicaram o gol ao meia Wallacer, que recentemente se transferiu para o Bragantino.

Quatro minutos depois após abrir o marcador, os macaenses quase ampliaram. Norton cobrou escanteio pelo lado direito, o zagueiro Vagner Eugênio cabeceou e a bola sobrou para Jones. O atacante finalizou, o goleiro Guto abafou e impediu o gol.

O Brasiliense só voltou a assustar aos 35min. Rafael Ipuã lançou Ferrugem na direita. O meia invadiu a área e chutou na rede pelo lado de fora. Nos minutos finais, o Macaé administrou a vantagem mínima no placar, segurou a pressão da equipe da casa e foi para o intervalo com a vitória de 1 a 0.

Com o placar adverso, o time candango voltou para o segundo tempo com uma mudança. O atacante Washington saiu para a entrada do meia Elivelto. E o camisa 17 deixou tudo igual aos 6min. O lateral Jorge Henrique cruzou da esquerda e Elivelto empatou de cabeça. A torcida do Brasiliense chegou a criar a expectativa de que a equipe pudesse virar o jogo. Ledo engano.

Mais uma vez, o Macaé explorou o seu ponto forte: o contra-ataque. Aos 23min, Edson cruzou da esquerda, a bola raspou na cabeça de um defensor e sobrou para Jones, que apareceu livre para desempatar a partida. O Brasiliense só criou boa chance aos 33, em arremate de longe do meia Elivelto. Bem colocado, Luiz Henrique fez boa defesa.

Mas, no minuto seguinte, em novo contra-ataque, o Macaé praticamente decidiu o confronto. Zambi foi lançado na esquerda, se livrou da marcação do volante Andrade e deixou Jones na cara do gol. O atacante pegou de primeira de pé esquerdo e estufou a rede do gol brasiliense. O time da casa quase diminuiu logo em seguida. Frontini acertou belo chute e Luis Henrique fez grande defesa.

O goleiro macaense voltou a aparecer bem aos 39min em cobrança de falta do meia Baiano e foi fundamental nos minutos finais de jogo com boas saídas de gol, impedindo que a principal jogada do Brasiliense (bola aérea) surtisse efeito. No fim, o Macaé festejou a vitória de 3 a 1 e o retorno à liderança do grupo B.

Pela Série C, o Macaé volta a campo agora no próximo sábado (06) contra o Madureira, às 16h, no Moacyrzão. Mas, o Alvianil Praiano tem compromisso pela Copa Rio já neste domingo (30), quando recebe o Resende, às 19h, também no Cláudio Moacyr. O técnico Toninho Andrade levará a campo os reservas da Série C com alguns juniores.

0 comentários:

Postar um comentário